Criar uma Loja Virtual Grátis

O Aborto

O Aborto

Entendemos por "Aborto " a interrupção de uma gravidez com expulsão do feto, antes do período em que ele pode sobreviver, isto é antes do 6º mês.

Classe de Aborto

Aborto Natural ou Espontâneo: aquele que tem causas naturais e não procuradas.

Aborto Provocado: aquele que é Provocado activamente pelos homens.


Classe de Abortos Provocados

Aborto Terapêutico:

o aborto provocado por razões de saúde da mãe.

Aborto Eugenésico:

o aborto provocado por razões de mal formações congénitas do feto.

Aborto Humanitário:

o aborto provocado por razões de uma violação, por exemplo quando uma rapariga é abusada sexualmente e este abuso sexual acaba em uma gravidez.

Aborto Psico-Social:

o aborto provocado por razões sociais ou psicológicas. É o mais frequente.


Métodos Abortivos mais frequentes

O Método de Sucção

Dilata-se o colo uterino com instrumentos apropriados. A seguir, introduz -se um forte aspirador que, pela sua forca de sucção, arrasta o embrião com o resto do conteúdo uterino, tudo desfeito em pequenos trocos. Este método utiliza se quando a gravidez e menor a dez ou doze semanas. 

Os riscos principais para as mulheres são as infecções, a perfuração do útero, as hemorragias e a lesão dos órgãos abdominais.

O Método da Curetagem


Depois de dilatado o colo uterino, introduz -se no útero uma espécie de colherinha de bordes cortantes(a Cureta) que trocei-a a placenta e o embrião. Os troços, assim obtidos, são extraídos com a mesma cureta. Usa se sobretudo nos três ou quatro primeiros meses de vida do feto.

Os principais riscos para a mulher são os mesmos que no método de Sucção, mas mais graves e acentuados.

 

O Método Cirúrgicos


É a operação cirúrgica consistente em praticar uma cisão no útero, através do abdómen da mãe, para desde ai extrair o feto e a placenta. Este método utiliza-se a partir da 15ª e a 16ª semana de gravidez. Habitualmente extraem-se as crianças vivas, que morrem pouco depois de serem inviáveis. (Não confundir com a clássica cesariana que tantas mães e filhos salvou).

Os principais riscos para a mulher são os desgarramento da cicatriz e as infecções.

O Método por Envenenamento Salino


Injecta-se no liquido amniótico em que vive a criança, através do abdómen da mãe, uma solução salina hipertónica ou uma solução de ureia. Essas soluções irritantes provocam contracções semelhante as do parto e, com intervalos de um ou dois dias, o filho e a placenta são explulsos.As substâncias injectadas  no liquido amniótico costumam envenenar e produzir queimaduras no feto.

Os principais riscos par as mulheres são o passo de substâncias tóxicas ao sistema circulatório.

Conclusão

Se  é certo que os riscos para as mulheres são  cada vez menores graças aos avanços da medicina , não menos verdade que todo aborto tem complicações para a mulher e para posteriores estados de gravidez. Deve se mencionar o alto risco de alterações psíquicas que podem aparecer até de uma forma tardia. O aborto supõe frequentemente para a mãe, embora se submeta a ele voluntariamente, um forte trauma psíquico.